Cimento 19/07/2022  

Como fazer parede de cimento queimado?

Fonte Pixabay.

 

Como fazer parede de cimento queimado? Quais são os materiais e qual passo a passo deve ser seguido para conseguir implementar esse efeito em uma parede durante seu acabamento? É utilizando tinta ou somente  a desempenadeira faz o serviço pesado? São essas as dúvidas que vamos responder no conteúdo de hoje.

Nas duas últimas décadas o estilo industrial retornou para dentro das casas através da decoração. Com isso, uma série de acabamentos que não eram vistos há anos voltam à cena, como é o caso da própria parede com efeito de cimento queimado. As técnicas utilizadas para sua realização são diversas, mas dão um pouco de trabalho.

Já antecipamos que você precisará comprar uma tinta específica, a depender do tipo de efeito de cimento queimado que você deseja colocar naquele ambiente. As tintas para esse acabamento já vem prontas, o que significa que não é necessário realizar misturas ou preparações antes de colocá-las na parede.

Portanto, caso queira aprender a como fazer parede de cimento queimado, recomendamos que nos acompanhe até o final deste conteúdo, pois trouxemos um guia detalhado que com certeza irá lhe ajudar. Vamos lá, leia com a gente!

Realmente precisa de tinta?

Sim e não. Acima na introdução mencionamos que você precisaria comprar uma tinta específica para aplicar o efeito de parede de cimento queimado. Essa é a realmente a forma mais prática de fazer uma parede ficar com esse estilo, mas existe outro, um pouco mais trabalhoso, mas igualmente eficaz.

Trata-se de um acabamento realizado somente com a massa de cimento, areia e água, que quando combinadas e distribuídas com a ajuda de uma desempenadeira, criam a estética de cimento queimado na sua parede. Enfim, a nossa dica é que faça o efeito com a ajuda da tinta, até porque nosso guia será embasado nessa técnica. Continue lendo conosco para saber como fazer uma parede de cimento queimado.

Como fazer parede de cimento queimado?

Fonte Pixabay.

 

Abaixo, portanto, separamos um pequeno guia onde explicamos de forma clara e direta o que você precisa fazer para obter esse efeito na hora do acabamento da construção de uma parede. Leia com atenção e repita o processo:

1. Qual tinta você vai usar?

Definimos então que vamos utilizar a tinta no lugar do “acabamento manual”. É um processo mais simples e que demanda menos esforço, mas deve ser feito com igual dedicação para que o resultado final seja satisfatório. Sabendo disso, é preciso definir qual a cor de cimento queimado que será utilizada na parede em questão.

A escolha varia em tonalidades mais claras ou mais escuras. São as principais variações existentes quando falamos desse efeito, afinal, “não tem cor”, mas sim efeito. Dessa forma, recomendamos que tente combinar o tom escolhido com o restante da mobília do ambiente.

Caso procure um ambiente mais aconchegante, como uma parede de um quarto, seria interessante utilizar uma tonalidade mais escura. Por outro lado, se estamos falando da parede de uma sala, o tom a ser usado pode ser um pouco mais claro, valorizando a luminosidade do local. Escolhida a cor do cimento queimado, vamos continuar nosso guia!

2. Como fazer parede de cimento queimado: materiais necessários

Os materiais para realizar o efeito de cimento queimado em uma parede são bem conhecidos em uma obra. Na realidade, nada foge muito do cotidiano. Porém, é de suma importância relembrá-los para sempre os termos por perto na hora de realizar o trabalho:

  1. Tinta escolhida para fazer o efeito de cimento queimado;
  2. Fita crepe para cobrir todas as tomadas e rodapés ou marcos da parede;
  3. Caso já houver piso no local, então use uma lona para cobrir o chão;
  4. Lixa fina;
  5. Escada para alcançar locais mais altos;
  6. Balde e esponja para fazer a limpeza da parede antes da pintura;
  7. Desempenadeira de inox de canto arredondado.

3. A parede está suja?

A parede está suja? Caso o reboco tenha sido feito recentemente, então é bem possível que a parede ainda tenha poeira e esteja suja. Neste caso, utilize a desempenadeira para retirar o excesso de pó, e, se achar necessário – no caso de paredes já pintadas – passe uma esponja na parede com desengordurante para tirar os excessos de sujeiras subjacentes.

4. Use a fita crepe e a lona

Começando os procedimentos, uma das primeiras coisas a se fazer é proteger tudo aquilo que pode ser danificado ou sujo pela tinta. Neste caso, vamos usar a fita crepe para a proteção de interruptores, marcos de portas e rodapés das paredes, caso já houver.

Lembre-se de esticar a lona por pelo menos metade do cômodo a partir da parede, evitando que respingos da tinta caiam no chão.

5. Primeira demão de tinta com efeito de cimento queimado

Como fazer parede de cimento queimado? Começando com a pintura. Com a tinta perto de você e com a superfície da parede já pronta após a limpeza, é o momento de aplicar a primeira demão da tinta com efeito de cimento queimado.

Como estamos falando da primeira demão, lembre-se de aplicar uma camada bem fina e rente a parede. Para deixar o efeito bem uniforme, utilize a desempenadeira que mencionamos nos materiais. Lembre-se de higienizá-la caso tiver utilizado a mesma para a limpeza de excessos da parede antes da pintura.

Uma dica para que o efeito de cimento queimado fique ainda mais fidedigno ao que se vê nas fotos pela internet: enquanto estiver cobrindo a parede, busque deixar algumas falhas e retorne ao final da pintura para completá-las. Dessa forma, a tinta ficará com um efeito marcado e queimado que você procura.

6. Hora da segunda demão

Todo produto relacionado à tinta possui recomendações na própria embalagem. Neste caso, a depender da lata de tinta que comprou e suas próprias recomendações, será necessário aguardar entre 5 e 7 horas para realizar uma segunda demão.

Por isso é interessante que a primeira demão seja realizada logo pela manhã, principalmente se você busca finalizar a pintura em um mesmo dia.

Para a segunda demão, aposte em movimentos aleatórios para que o efeito de cimento queimado seja ainda mais aparente. Antes de aplicá-la, use a lixa fina para deixar a parede ainda mais uniforme em relação ao que já está.

7. Finalize a pintura

Fonte Pixabay.

 

Agora, basta finalizar a pintura. Para isso, verifique se há necessidade de uma terceira demão. Caso não achar necessário, aguarde até 7 horas para a secagem e a parede estará finalizada. O que achou do nosso guia sobre como fazer uma parede de cimento queimado? Deixe seu comentário. Até a próxima!