Reforma e Construção 26/06/2017  

Confira seis dicas muito importantes para construir seu quarto

O quarto é um cômodo indispensável em uma casa. É nele que está a parte mais intimista: você dorme e guarda seus principais pertences. Na hora de construir, é importante pensar em cada detalhe: luminosidade, móveis, decoração etc. Nós listamos seis dicas importantes para planejar seu quarto. Confira:

Projeto

Projetar é o ponto inicial de qualquer construção. Antes de iniciar as obras, é preciso ter em mente exatamente o que vai ser feito. Como o quarto não pode ser diferente, tenha à mão tudo o que deseja que seja feito: tamanho, quantas paredes, qual o formato, onde terá janela, os cômodos, móveis planejados etc. Uma dica é deixar o quarto sempre próximo ao banheiro, isso traz facilidade e comodidade.

Valores

Não há um valor fixo para nada na construção civil. Os números vão sempre variar de acordo com a demanda. O metro quadrado de uma obra gira em torno de R$ 900 a R$ 1.200. Partindo desse pressuposto, é só multiplicar o tamanho do cômodo por essa média para encontrar o valor aproximado do gasto. Não esqueça de colocar na ponta do lápis também os móveis e a decoração.

Hora de construir

Construir um quarto é mais simples que a cozinha e banheiro, que requerem cuidados hidráulicos e outros pontos de atenção. Um cômodo de 36 m² vai precisar de aproximadamente 950 blocos de concreto ou sete sacos de cimento Portland, preferencialmente do tipo CPII, e dez de cal para as paredes, além das colunas de ferro para sustentação da laje. Para o chão, 9 m² de piso, seja ele cerâmico, laminado ou o que preferir. Além disso, a porta e as janelas devem ser inseridas como no planejamento, com espaçamento de acordo. Para saber mais detalhes sobre como construir, acesse o manual “Mãos à obra“.

Localização e iluminação

A incidência solar é outro fator importante em um quarto. O sol forte pela manhã pode atrapalhar uma de suas principais funcionalidades: garantir um sono de qualidade. Posicione seu quarto e pense se quer ou não receber muita luz. A região leste da casa costuma ser a mais agradável para a distribuição dos quartos.

Disposição dos móveis

A cama é o móvel mais importante do quarto. Dormir, descansar, ler, passar o dia… ela deve ser o centro das atenções no cômodo.

O guarda-roupa vai variar de tamanho conforme a necessidade. Se tiver muitas roupas, sapatos etc, opte por uma parede inteira para esse móvel. Se os itens a serem guardados não forem muitos, o guarda-roupa pode até mesmo ser substituído por araras, caixotes e prateleiras que ocupam menos espaço.

Se tiver TV, a melhor opção é que ela esteja fixada à parede para otimizar espaço. Se uma mesinha de computador for necessária, reserve um espaço no canto onde haja boa luminosidade.

Decoração

Nem só de móveis básicos e funcionais vive um quarto. Sua decoração também é importante e vai da roupa de cama à parede. Quadros, livros, fotos e outros objetos são tão úteis quanto agradáveis. O importante é personalizar o ambiente para que ele fique a cara do dono.

O lance é abusar da criatividade na hora de construir! O quarto deve ser prático, suave, com bastante conforto e intimismo, tudo com o estilo de quem nele habitará.

Esperamos que nossas dicas possam ajudar você. Se tiver alguma dúvida, deixe seu comentário que o Cimento Mauá responde.