Reforma e Construção 9/08/2018  

Altura de janela e porta: quais são as medidas ideais?

As janelas e portas são elementos muito importantes da obra e, por isso, precisam ser planejadas com cuidado. Confira as principais padronizações de altura de janela estabelecidas pelos profissionais e tire suas dúvidas.

Na hora de construir, é importante planejar as medidas das portas e janelas, que têm funções estéticas e práticas importantes no dia a dia. Fonte: Shutterstock

Para que uma obra tenha sucesso, é necessário estabelecer as medidas corretas de cada detalhe dos ambientes. Janelas e portas, dois elementos de destaque em um lar, precisam ser pensadas com cuidado, já que têm funções estéticas e práticas importantes. Por isso, profissionais técnicos devem seguir algumas convenções estabelecidas para determinar o padrão de altura das janelas e portas.

Padronizações: altura de janela e porta 

Para a janela, a altura ideal é aquela que permite que a pessoa veja a paisagem exterior, esteja ela em pé ou sentada dentro de um ambiente.

O tamanho padrão de um peitoril, que é a distância entre o piso e a parte de baixo da janela, deve ser de 1,10 m. Se tomarmos como exemplo uma janela de 1 m, a altura total do chão até o topo será de 2,10 m.

Na construção das janelas, é importante considerar o espaço para as vergas (estrutura acima da janela) e as contravergas (estrutura abaixo da janela). Fonte: Blog Casa Rua Brasília

Lembre-se sempre das vergas e contravergas, componentes estruturais que funcionam como reforços de aço e concreto para a construção. As contravergas, que ficam debaixo da janela, e as vergas, que estão localizadas em cima das janelas e portas, absorvem as tensões das paredes e dão mais resistência à obra, evitando trincas e deformações na esquadria.

Na prática, isso significa que os tijolos ou blocos do peitoril devem ser empilhados até uma altura de mais ou menos 95 cm. O espaço restante, até completar 1,10 m, deve ser reservado para a contraverga. Para criá-la, basta assentar uma fileira de canaletas de cerâmica ou concreto e passar por dentro os vergalhões de aço. Em seguida, molhe as canaletas com água e preencha os espaços internos com a massa de concreto, que servirá para chumbar a janela.

A preparação da verga segue os mesmos princípios da contraverga, mas é necessário usar escoras de madeira para dar apoio à estrutura, além de esperar que o concreto endureça e ganhe resistência. A verga tem uma dupla vantagem: ela não só impede o aparecimento de trincas como também dá suporte para a alvenaria até o teto.

Em relação à altura das portas, não há segredo, e o motivo é muito simples: ela seguirá exatamente a mesma altura das janelas, ou seja, 2,10 m. Com isso, a altura das vergas será a mesma para toda a construção e o resultado final ficará muito mais equilibrado e estético.

Portas e janelas devem ter a mesma altura em relação ao solo. Isso faz com que o visual da construção fique mais equilibrado. Fonte: Shutterstock

Casos específicos 

O padrão de medidas explicado anteriormente pode ser usado em quartos, salas e até banheiros. Nesse último caso, a altura total também é de 2,10 m, mas a janela em si tem geralmente 40 cm ou 50 cm. Logo, o peitoril fica mais alto, com aproximadamente 1,60 m.

A janela do banheiro é mais alta para garantir a privacidade do usuário e possibilitar uma ventilação eficaz nas proximidades do chuveiro. Essa mesma lógica pode ser aplicada em áreas de serviço onde estão os varais com roupas, pois esse tipo ambiente também é bastante úmido e precisa de uma ventilação mais direta.

Normalmente, as janelas do banheiro são um pouco mais altas em relação ao solo para dar mais privacidade ao usuário. Fonte: Shutterstock

Já em relação à cozinha, muitas pessoas preferem que ela seja mais arejada. Para isso aumentam um pouco o peitoril, deixando-o com uma altura de aproximadamente 1,25 m.

É sempre bom reforçar que estas são das medidas padrão. Se as medidas da sua janela ou porta forem diferentes, algumas adaptações simples deverão ser feitas. Algumas pessoas preferem, por exemplo, portas com 2,50 m de altura em casas com um estilo mais colonial. Tudo dependerá dos seus objetivos para a construção.

E aí, gostou de saber mais sobre as medidas ideais para a altura de janela e porta? Use o espaço dos comentários para tirar dúvidas ou compartilhar com a gente a sua experiência no assunto.