Reforma e Construção 7/12/2018  

6 vantagens do bloco de concreto estrutural para a sua obra

Atualmente, no mercado de construção civil, existem inúmeras opções de materiais para quem está planejando construir ou reformar. Dentre eles, um dos que está ganhando mais visibilidade é o bloco de concreto estrutural.

Muito utilizados em empreendimentos industriais, essas peças contam com inúmeras vantagens que têm atraído, cada vez mais, os profissionais da área. E, para acertar na escolha, é importante conhecer melhor as características e os benefícios desse material.

Pensando nisso, criamos este artigo para você avaliar se vale a pena utilizar o bloco de concreto estrutural no seu projeto. Acompanhe a leitura!

O que é o bloco de concreto estrutural

O bloco de concreto estrutural é, basicamente, uma peça desenvolvida a partir da mistura de água, cimento e outros elementos agregados. Quando finalizado, esse material é utilizado como o alicerce da obra, dando forma e suportando todos os pesos da construção. Confira abaixo, um pouco mais sobre a sua composição:

  • os agregados mais utilizados são: areia natural, pedriscos, areia industrial;
  • após misturados, esses materiais passam por um equipamento de prensagem;
  • por último, o concreto vai para etapa de cura, que é ideal para impedir a diminuição da umidade dos blocos para o ambiente. Essa fase também serve para aumentar a resistência do produto.

Quando prontos, os blocos são utilizados na alvenaria estrutural — um método de construção em que as paredes são as únicas responsáveis pela estrutura da edificação, sem a necessidade de instalar pilares ou vigas.

Neste sistema, a etapa mais importante é quando as paredes são erguidas, pois essas estruturas servem não somente para dar o formato da obra, como também, para proporcionar proteção acústica ao espaço e abrigar os sistemas elétricos e hidráulicos.

Usar o bloco de concreto estrutural, possibilita a redução de inúmeras etapas e otimiza a mão-de-obra, diminuindo assim, o tempo para executar os trabalhos e os seus respectivos custos. Para se ter uma ideia, o sucesso da alvenaria estrutural é tão eficaz que, em países como a Inglaterra, Estados Unidos e Alemanha, esse modelo de construção já é um dos mais utilizados no mercado.

Outra vantagem dos blocos de concreto estrutural é a sua capacidade de reciclagem. Os resíduos gerados na sua produção ou na aplicação podem ser triturados e utilizados como matéria-prima na produção de novas peças.

6 vantagens do uso do bloco de concreto estrutural

Como podemos ver até aqui, existem inúmeras vantagens para quem decide utilizar os blocos de concreto estrutural em uma obra ou reforma. Para entendermos melhor, selecionamos a seguir as principais delas. Ao conhecê-las, você terá mais segurança para decidir os materiais que irá usar. Veja:

1. Excelente resistência

O bloco de concreto estrutural é altamente resistente, principalmente, quando comparado ao cerâmico. Isso faz com que haja menos perda de material, além da diminuição do entulho.

Inclusive, por conta da sua excelente resistência, essas peças oferecem isolação contra várias espécies de insetos. Ou seja, boa parte das obras que utilizam esse material não enfrentarão problemas com cupins, como acontece com as estruturas de madeira.

2. Maior produtividade para a obra

Ao utilizar os blocos de concreto em grandes dimensões, é possível construir paredes bem niveladas e com excelente alinhamento. Tudo isso com muita rapidez, otimizando, assim, o tempo de execução da obra.

Os blocos de concreto estrutural também são compostos por furos, feitos de forma vertical, que facilitam a passagem dos sistemas elétricos e hidráulicos. Por essa razão, não é preciso se preocupar com muitas quebras ou cortes nas paredes para realizar uma obra completa.

O bloco de concreto estrutural oferece muitas vantagens para as obras como, por exemplo, maior facilidade na execução.

O bloco de concreto estrutural oferece muitas vantagens para as obras como, por exemplo, maior facilidade na execução.

3. Isolamento acústico

Outra vantagem do bloco de concreto estrutural está na sua excelente capacidade de isolamento acústico. Isso acontece devido aos furos verticais, localizados na parte interna das peças, que auxiliam na distribuição do som. O resultado disso é um ótimo isolamento acústico para o ambiente.

Mas não acaba por aí! Seguindo essa mesma lógica, as peças ainda são bons isolantes térmicos, proporcionando um clima agradável para os espaços, seja durante o frio ou calor.

4. Dimensões impecáveis

O bloco de concreto estrutural é produzido com medidas extremamente precisas, o que reduz a aplicação dos revestimentos e desperdícios causados por quebras. Por isso, embora esse material possua um valor mais elevado quando comparado aos blocos cerâmicos, por exemplo, seu custo em uma obra tende a ser mais baixo já que haverá menor uso da argamassa de revestimento.

5. Aplicação direta de revestimento

Por apresentarem grandes dimensões, os blocos de concreto estrutural permitem que os revestimentos sejam aplicados de forma direta.Para as construções industriais, há também a opção de deixar os blocos à mostra, aplicando somente uma pintura no futuro, sem a necessidade da argamassa. Muito prático!

6. Variedade de medidas e formas

Existem blocos de concreto estrutural de várias formas e dimensões, como canaletas, vigas, elementos de travamento etc. Isso faz com que haja uma perfeita modulação do seu projeto, evitando quebras e cortes desnecessários, aumentando a produtividade e reduzindo desperdícios.

Os blocos estruturais de concreto possuem grande variedade de medidas e formas. Fonte: Premazon.

Os blocos estruturais de concreto possuem grande variedade de medidas e formas. Fonte: Premazon.

Após a leitura, ficou claro sobre as vantagens de utilizar o bloco de concreto estrutural na sua obra ou reforma? Aproveite o espaço dos comentários para tirar suas dúvidas com a gente.