Cimento 17/01/2018  

Canaleta de concreto: quais são os benefícios de utilizá-la?

Outubro marca o início do período das chuvas, que fazem bem para a natureza e enchem os reservatórios. Mas quando o volume de água é muito grande e as ações para escoá-la não são eficientes, os problemas podem aparecer. Estamos falando de enxurradas, enchentes, inundações, alagamentos, erosões do solo etc. E é nessa hora de tanta necessidade que a canaleta de concreto pode ser extremamente útil. A seguir, falaremos sobre a importância das canaletas e, mais especificamente, dos motivos para você escolher as de concreto. Vamos lá?

canaletas de concreto empilhadas

As canaletas de concreto são indicadas para o escoamento de pequenos e grandes volumes de água.

Por que é importante usar canaletas?

Realizada através de uma rede de canais abertos no solo, a drenagem de uma superfície consiste em disciplinar o fluxo de água para que ele siga um determinado trajeto, chegando a uma destinação final sem prejudicar terrenos e estruturas. Isso é essencial em países como o nosso, onde chove muito, pois a água não escoada deixa o piso encharcado e pode causar acidentes, além de provocar o deslizamento de encostas e destruir casas.

canaleta de concreto desabamento de encosta na beira da estrada

O uso de canaletas evita o deslizamento de encostas, muito comum em países como o Brasil, onde o índice de chuvas é alto. Foto: Polícia Rodoviária Federal/Divulgação

As vantagens da canaleta de concreto

Há dois tipos comuns de canaletas: de grama e revestida de concreto. No primeiro, o solo é simplesmente escavado e compactado para que a terra não fique fofa demais e não seja levada pela força da água. No segundo, peças de concreto são fixadas no chão, oferecendo alguns benefícios importantes. Esse tipo de canaleta é bem mais resistente ao arraste de água, sendo ideal para situações que o volume de chuva é grande.

canaleta de concreto no meio do solo

A canaleta de concreto é mais resistente ao arraste de água, especialmente nas situações em que o volume de chuva é grande.

Na canaleta de grama, as raízes solidificam a terra e a vegetação consegue ser um bom dissipador de energia pluvial, mas se o fluxo for potente demais, tanto a terra quanto a grama serão facilmente levados com o passar do tempo. Isso nos leva à próxima vantagem das canaletas revestidas: enquanto as de grama precisam ser refeitas regularmente, as de concreto são mais duráveis e praticamente não necessitam de manutenção e trocas (apenas limpeza de folhas e outros materiais que podem impedir a passagem da água).

Canaletas de concreto são um pouco mais caras por causa do modo de fabricação e da instalação, que pode necessitar de mão de obra especializada. Porém, considerando o processo inteiro, a tendência é que elas tragam economia a longo prazo, graças à sua longa vida útil e à alta resistência. Dependendo da situação, uma única peça pode aguentar todo o fluxo de água de uma área enorme, diferentemente do que acontece com as canaletas de grama.

Além do encaixe perfeito, as peças de concreto possuem diversos tamanhos e formatos, o que dá flexibilidade ao projeto da obra. Elas podem ser instaladas à beira de estradas, ruas, pátios, residências e áreas externas, isto é, em qualquer lugar que necessite de um bom sistema de escoamento de água. Recomenda-se apenas a execução de uma cabeceira de concreto no início da captação da água para que o forte fluxo não crie erosão nas primeiras peças.

Como você pôde perceber, a canaleta de concreto é extremamente favorável para uma obra. Você já utilizou uma na sua obra? Deixe seu comentário abaixo!