Reforma e Construção 29/10/2018  

Conheça os tipos de cimbramento e sua importância em uma obra

Para que uma construção seja bem-sucedida, existem vários fatores que precisam trabalhar em conjunto. Neste texto falaremos de um componente fundamental que viabiliza toda uma estrutura de concreto: o cimbramento. Continue a leitura para conhecer seus diferentes tipos e seu papel em uma obra.

O que são cimbramentos? 

Basicamente, cimbramentos são um conjunto de estruturas provisórias em uma construção, responsáveis pelo escoramento de fôrmas para lajes, vigas e outros elementos de concreto armado. Ou seja, são eles que sustentam todo o peso do concreto armado até que ele endureça e cumpra seu período de cura inicial. Dependendo da situação, os cimbramentos também sustentam o peso dos profissionais técnicos e dos eventuais equipamentos utilizados na obra.

Para cada projeto existem dimensões adequadas para os cimbramentos e seu posicionamento no canteiro deve ser planejado com cuidado. Há dois tipos muito comuns: aqueles montados com metal e aqueles montados com madeira. O primeiro material é o mais recomendado pelos especialistas, mas o segundo aparece em várias construções de pequeno porte.

Cimbramento metálico e de madeira: entenda as diferenças 

Os cimbramentos podem ser de madeira ou metálicos

Os cimbramentos podem ser de madeira ou metálicos

Nas edificações residenciais, os cimbramentos de madeira ainda são muito usados, porque custam menos do que os metálicos. No entanto, como apresentam baixa durabilidade e podem se deformar facilmente (até em função das condições climáticas), eles não são indicados para obras mais complexas, que exigem um esquema de segurança mais sofisticado.

Cimbramentos de madeira podem ter tamanhos padronizados e encaixes prontos, mas vários ainda são usados em suas formas brutas. Nessa hora, é preciso ficar atento, pois o caráter mais rústico das cunhas e toras dificulta o nivelamento total da fôrma, já que essas peças normalmente apresentam imperfeições. Como não podem ser amplamente readequadas ou reformadas, acabam sendo aproveitadas em uma única obra e depois são descartadas, algo que não acontece com os cimbramentos metálicos.

Além disso, é essencial pensar na questão ecológica. Se o material escolhido for a madeira, ela deve ter certificação e selo verde, comprovando que a origem do produto é o reflorestamento e não a extração ilegal.

Esse empecilho não existe no caso dos cimbramentos metálicos, que são feitos de aço ou alumínio. Leves, resistentes e versáteis, essas peças são simples de manusear e aceleram a montagem e desmontagem de estruturas, aumentando a produtividade da obra. Por terem uma capacidade de carga maior, podem ser utilizadas em menor número e não dificultam o trânsito de pessoas.

Tipos de cimbramentos metálico e de madeira

Cimbramentos de madeira

Cimbramentos de madeira

Podemos dividir os cimbramentos de madeira em três tipos:

  1. Troncos: material desigual e rústico com capacidade de carga limitada. É difícil ajustar a altura com essa peça e reaproveitá-la é bem improvável.
  2. Pontaletes: material mais uniforme porque normalmente utiliza pinho certificado de reflorestamento. Como sua capacidade de carga ainda é limitada, costuma ser usado em grandes quantidades.
  3. Garfos: permitem boa capacidade de carga a uma altura máxima de 4,5 metros. Acima disso, a estabilidade se torna arriscada.
Cimbramentos metálicos

Cimbramentos metálicos

Sugestão de imagem: foto dos cimbramentos metálicos.

Já os cimbramentos metálicos aparecem em dois modelos principais:

  1. Escoras: utilizadas pela maioria das construtoras, sua capacidade de carga é alta. Adequam-se facilmente a diferentes obras e são fáceis de montar.
  2. Torres: usadas em grandes obras, quando a carga transferida aos pavimentos inferiores é elevada ou em casos de pés-direitos altos.

Em resumo, a escolha do cimbramento dependerá do projeto estrutural da construção. Nossa dica é que você priorize sempre aquele que trará mais segurança. Gostou de saber mais sobre essas peças? Deixe seu comentário abaixo!