Cimento 23/11/2017  

Cimento e Concreto: você sabe a diferença? Conheça aqui!

O cimento e o concreto são materiais indispensáveis para a construção civil, mas, apesar de muito associados, é importante conhecer a diferença entre os dois. Enquanto o primeiro é uma substância usada para unir vários materiais, o segundo é o nome que se dá à mistura de materiais. Neste artigo, vamos mostrar o que realmente diferencia um do outro.

O cimento

Pó fino feito a partir da mistura de calcário, cálcio e outros minerais.

O cimento é produzido a partir da mistura, principalmente, das seguintes substâncias: calcário, cálcio, silício, ferro, alumínio, entre outras substâncias. Esses ingredientes, previamente minerados e britados, ao serem aquecidos em fornos com temperatura de aproximadamente 1.450º, formam o clínquer. Essa nova substância, por sua vez, é moída até se tornar um pó. Depois de adicionado ao sulfato de cálcio (gesso) e outras adições, torna-se o produto que conhecemos como cimento Portland, amplamente utilizado na construção civil.

O concreto

O concreto é o resultado da mistura de cimento, água e agregados.

Quando adicionada água ao cimento, acontece uma reação química que endurece o pó e forma a pasta. Com a adição de areia, a pasta se torna o que conhecemos como argamassa. E, finalmente, com a mistura de agregados graúdos (brita), obtemos o concreto simples.

As propriedades do concreto podem variar, dependendo de alguns fatores. Os principais são os seguintes:

– Tipo e quantidade de cimento;
– Relação água/cimento;
– Qualidade de água;
– Tipos de agregados, granulometria e relação agregado/argamassa;
– Presença de aditivos e adições;
– Procedimento e duração do processo de mistura (amassamento);
– Condições e duração do transporte e do lançamento;
– Condições de adensamento e de cura;
– Tipo e duração do carregamento;

A diferença entre cimento e concreto

Enquanto um é o material aglomerante para adição, o outro é um produto pronto. No entanto, o que é mais importante nessa diferença é que o concreto depende da substância aglomerante para existir. Isso porque, na produção do concreto, o cimento quando misturado com a água, confere ao produto:

– impermeabilidade;
– trabalhabilidade;
– cobertura da superfície dos agregados;
– preenchimento dos vazios entre os agregados.

Viu só? Agora você não vai mais confundir os dois. Como vimos, resumidamente, a diferença entre os dois materiais é que o concreto é o produto resultante da mistura de alguns materiais, entre elas o cimento, enquanto este último é apenas um dos materiais que fazem parte da receita do concreto. Simples, não é? Se tiver ficado alguma dúvida, deixe seu comentário.