Cimento 2/08/2017  

Cimento Portland: o que é e como aplicá-lo em sua obra

O cimento usado mundialmente foi descoberto, em 1824, por Joseph Aspdin na ilha britânica de Portland. Não à toa, o nome correto do produto é cimento Portland. Ele nada mais é do que um pó fino ligante que endurece ao ser misturado na água. É composto basicamente por clínquer, uma mistura de calcário, argila e componentes químicos.

Para uso geral, todos os tipos de cimento são indicados, mas eles possuem uma classificação específica para cada necessidade, feita de acordo com as especificações da ABNT para facilitar sua utilização. Listamos algumas a seguir. Confira:

Cimento Portland para fundações e estruturas

cimento portland em estrutura de construção edificação ponte

Para esse tipo de obra, o melhor cimento é o de solidez e resistência. Para isso, os cimentos Portland Compostos (CP II-E 32 e 40, CP II-Z 32 e 40 CP II-F 40) são os mais indicados, pois oferecem menor permeabilidade e alta resistência. Esses são ideais também para lajes, pilares e vigas.

Obras básicas

cimento portland em calçada recém feita

Para reparos e reformas, é necessário um cimento de secagem mais lenta e resistência ideal para o básico. Os cimentos Portland Compostos (CP II-E 32, CP II-Z 32 e CP II-F 32), Cimento Portland de alto-forno (CP III 40), Cimento Portland Resistente a Sulfatos (RS) e o Cimento Portland Pozolânico (CP IV 32) possuem essas características. São indicados também para calçadas, chapiscos, ajuntamento de telhas e assentamento de blocos.

Obras em geral

cimento portland com parede de cimento queimado decoração

Pela sua amplitude, necessitam de cimentos de secagem rápida e alta resistência que possam ser usados desde a fundação até o acabamento da obra. Os cimentos Portland Compostos (CP II-E 32, CP II-Z 32 e CP II-F 32), Cimento Portland de alto-forno (CP III 40), Cimento Portland Resistente a Sulfatos (RS) e o Cimento Portland Pozolânico (CP IV 32) são os mais versáteis e podem ser utilizados em reboco, concreto convencional, contrapiso e lajes.

 

Para obras especiais

cimento portland vaso de concreto com planta

É necessário um cimento com secagem ultrarrápida e com ultrarresistência. São indicados os cimentos Portland de Alta Resistência Inicial. Eles podem ser usados na confecção de blocos estruturais, artefatos de cimento, pré-moldados e pavers.

Esperamos que nossas dicas possam ajudar você. Se tiver alguma dúvida, deixe seu comentário que o Cimento Mauá responde.