Cimento 14/12/2017  

Cimento queimado: da aplicação à manutenção

O cimento queimado tem um ótimo custo-benefício para sua obra. Conheça suas propriedades e saiba como aplicá-lo.

Famoso em construções antigas, o cimento queimado está em alta novamente. O efeito levemente manchado, resultante da diferença de concentração do pigmento na massa, traz versatilidade ao ambiente. Quer saber mais sobre este tipo de revestimento? Neste artigo vamos mostrar suas propriedades, formas de aplicação e manutenção.

O que é cimento queimado

O cimento queimado é uma técnica feita a partir da mistura de cimento, areia e água, formando uma argamassa que pode ser utilizada em quase todos os ambientes de uma casa. O uso não é recomendado apenas nos quartos, que podem ficar muito frios, e nos banheiros, onde o material pode se tornar escorregadio. Além disso, o contato constante com líquidos como xampus, sabonetes e outros produtos podem danificá-lo.

O cimento queimado é um revestimento extremamente durável, já que possui grande resistência à abrasão, sendo difícil de se quebrar. Além disso, por ser monolítico, sua superfície funciona como uma peça única, de grande dimensão. É fácil de limpar e simples de manter, tornando-se uma opção bastante prática e de ótimo custo-benefício para os ambientes de sua casa.

 

ambiente de piso de cimento queimado

Cimento queimado no piso é fácil de limpar, simples de manter e deixa o ambiente elegante.

 

Como aplicar

Queimar o cimento não tem nenhuma relação com usar maçaricos ou fogo. Confira o passo a passo para aplicação do cimento queimado abaixo:

  • A primeira medida é a limpeza do contrapiso e/ou parede, removendo gorduras, produtos químicos e pó.
  • A argamassa deve ser aplicada com uma espessura média de 3 cm sobre o contrapiso ou sobre um lastro de concreto áspero, para aumentar a aderência.
  • Para “queimar” o revestimento, jogue o pó de cimento sobre a argamassa ainda mole e úmida.
  • Feito esse lançamento, a superfície deve ser desempenada com uma desempenadeira de aço, buscando o máximo de nivelamento possível.
  • A recomendação é que a espessura do acabamento não ultrapasse 2 a 3 cm.
  • O processo de cura precisa ser úmido. É necessário prever um anteparo para a incidência dos raios solares e ventos durante as primeiras 72 horas após o lançamento.
  • Por mais quatro dias, a superfície deve ser umedecida a cada 8 hora.
  • Após a secagem, está pronto o cimento queimado, com um aspecto bem liso e nivelado.

 

cimento queimado colher de cimento no chão mão com luva EPI

Cuide para que o passo a passo saia corretamente. Ele é fundamental para a qualidade do resultado.

 

Adicione cor ao cimento queimado

Podemos misturar aditivos, como corantes, que tingem o piso ou a parede de cimento queimado e ele ficar da cor que você quiser! Para isso, basta seguir um passo a passo:

  • O cimento deve ser branco e é preciso acrescentar na argamassa o pó de mármore com a coloração escolhida. Esta mistura será usada para queimar o piso. Misture bem até que ela esteja na cor desejada.
  • Espalhe a mistura para queimar o piso na superfície ainda úmida, pulverizando com as mãos o pó de maneira uniforme.
  • A mistura escurece após alguns minutos da aplicação.
  • Quando ela absorver a água, alise com a desempenadeira de aço ou uma esponja em movimentos circulares sempre no mesmo sentido.

Pronto! Agora o piso já está colorido e com um acabamento ainda mais bonito.

Cuidados

 

parede feita de cimento com trinca

Evite que seu cimento queimado tenha trincas ou desprendimento.

Nos primeiros dias, o piso e/ou parede ainda irá se “assentar” – o material vai se movimentando e, consequentemente, dilatando e contraindo. Nesse momento, é comum o aparecimento de algumas trincas ou acabamento desprendido. Para evitar esses problemas, é importante tomar alguns cuidados.

Trincas: o ideal é aplicar na base juntas de dilatação, formando panos de seção quadrada com dimensões entre 1,5 a 3 mm.

Desprendimento: aplique o cimento queimado sobre a base recém-executada ou aplique a nata de cimento como ponte de aderência em bases já existentes.

Por fim, uma ótima dica para garantir sua durabilidade é aplicar a técnica em dias em que as condições climáticas estejam com a umidade relativa do ar mais baixas. Isso garante um melhor resultado após a secagem.

Cimento queimado como elemento de decoração

O cimento queimado é uma excelente opção para ser usado no piso ou nas paredes por ter cor neutra, que combina com diversos tons. Use a criatividade para finalizar a decoração do espaço.

 

parede de cimento queimado com itens de decoração quadros

Aproveite a sofisticação que o cimento queimado traz como parte da decoração de sua casa. Foto: Homens da Casa.

 

cimento queimado aplicado na bancada do banheiro com espelho

Cimento queimado no banheiro: da parede às bancadas, decorando o ambiente.

 

Esperamos que nossas dicas possam ajudar você. Se tiver alguma dúvida, deixe seu comentário que o Cimento Mauá responde.