Reforma e Construção 1/07/2017  

Como projetar e construir uma cozinha em seis passos

Dizem que a cozinha é o lugar mais aconchegante de uma casa e, assim, é preciso projetar sua construção para ser funcional, charmosa e agregadora. Listamos seis dicas para te ajudar a construir esse cômodo, diminuindo os custos e a necessidade de reformas posteriores. Confira:

Como projetar uma cozinha

A cozinha precisa dar conta de todas as suas funcionalidades, principalmente a de cozinhar. Assim, é importante que esteja em um lugar estratégico – normalmente perto da saída, área de serviço e sala. É preciso também ter janelas amplas para uma boa circulação de ar, independentemente da instalação de um exaustor.

Localização e disposição do mobiliário

A cozinha deve ser um local acessível e fácil de usar. É preciso levar isso em conta na hora de pensar onde os móveis e eletrodomésticos vão ser instalados. O fogão, por exemplo, deve ficar próximo à pia. A geladeira precisa ficar longe do calor do fogão e da luz solar direta. Cada item precisa estar em um ponto estratégico para não atrapalhar a circulação das pessoas no cômodo. Pense que equipamentos, utensílios e alimentos deverão ser organizados nos armários. Por isso, planeje e calcule com antecedência quantas gavetas, portas, prateleiras e bancadas você vai precisar.

Limpeza

Faxina na cozinha é rotina: as louças são lavadas diariamente, e a limpeza é constante por causa dos alimentos. Por isso, cada detalhe deve ser pensado para que essa atividade seja prática e rápida. O ideal é que o cômodo seja azulejado até o teto. Esse tipo de material, mesmo que acumule gordura ou outros alimentos, é mais fácil de limpar. Invista em um rejunte impermeável que resista às faxinas mais caprichadas e evite o acúmulo de sujeira. Preocupe-se também com a disposição dos móveis, lembrando que eles serão limpados com frequência. Vale a pena investir em materiais mais resistentes e duráveis para melhor usabilidade e limpeza da cozinha.

Cores e iluminação

Uma cozinha escura não é estilosa nem funcional. Cores claras ajudam a criar uma sensação de amplitude. Uma boa iluminação contribui para dar um aspecto de limpeza e organização no local.

Móveis e eletrodomésticos

Pense nos móveis que você pretende ter na cozinha: os armários serão instalados embaixo da pia, do chão ao teto ou suspensos na parede? A mesa será redonda ou quadrada? E com quantas cadeiras? A cozinha terá prateleiras ou bancada ao estilo americano?

Os armários podem ser planejados – como os MDF, que são baratos e funcionais, ou móveis de concreto. Pense também nos itens fundamentais: fogão, pia, geladeira e outros. Sempre que possível, escolha eletrodomésticos que não sejam apenas decorativos, mas funcionais e adequados à sua necessidade. O fogão, por exemplo, pode ser com forno ou cooktop, depende de como você pretende usar. A pia pode ser pequena ou grande, com torneira que também é bebedouro ou com água fria e quente (aliás, essa é uma ótima dica! A água quente ajuda muito na hora de lavar as louças com muita gordura). Quanto à geladeira, os modelos com freezer são os mais indicados. Eles ocupam menos espaço e evitam a necessidade de dois equipamentos separados.

Organização e decoração

Por fim, itens essenciais para a cozinha podem não apenas decorar, mas ajudar em sua organização. Uma lixeira, por exemplo, é fundamental; com a variedade de modelos existentes, você encontrará alguma que combine com o ambiente. Outros objetos podem levar usabilidade e beleza para sua cozinha: potes para guardar mantimentos, jogo de facas com cepo, adega, armações para pendurar talheres e panelas, entre outros.

Usando o bom senso e a criatividade na hora de projetar, você vai ter uma cozinha incrível! Não tenha medo de ousar e investir em acabamentos e objetos modernos, tendo sempre em mente a funcionalidade. Para ajudar, além dos profissionais da obra para construir, busque referências ou consulte um decorador/designer de interiores.

Esperamos que nossas dicas possam ajudar você. Se tiver alguma dúvida, deixe seu comentário que o Cimento Mauá responde.