Cimento 20/06/2017  

Como reaproveitar o cimento que sobrou da sua obra

Já reparou como em quase toda obra sobra material? Nem sempre as compras para uma construção ou reforma dão a conta exata do que vai ser gasto. Sacos de cimento, por exemplo, na maioria das vezes sobrevivem até o fim da construção. Aí fica aquela dúvida: como reaproveitar o cimento para que ele não acumule e acabe virando entulho?

Nossa dica é: bote a mão na massa de novo! Que tal reaproveitar o cimento para fazer acabamentos, móveis e decoração da casa? Confira a seguir algumas sugestões de uso de acordo com a quantidade que sobrou.

Como reaproveitar o cimento: cinco ou mais sacos

Concluiu a casa, mas não terminou de comprar os móveis? Aproveite o cimento para fazer uma bancada inovadora e moderna para sua cozinha, conjugando-a com a sala:

Créditos: Pinterest

Você pode também utilizar o cimento para substituir móveis e partições do banheiro, como a bancada da pia e o boxe:

Créditos: Pinterest

O mundo anda precisando de ações sustentáveis e cuidado com a natureza. Cultivar um jardim em casa é uma ótima maneira de fazer isso – e você ainda pode reutilizar o material que sobrou da sua obra, transformando blocos de concreto em vasos para um jardim vertical:

Créditos: Pinterest

Outra boa ideia para as sobras do cimento é transformá-lo em estante. Use algumas tábuas como divisórias, empilhe os blocos de concreto e tenha um móvel bem estiloso e funcional para guardar livros, quadros e objetos de decoração.

Créditos: Pinterest

Até quatro sacos de cimento

Se a sobra foi grande, mas não o suficiente para uma nova obra, o material restante pode ser utilizado em acabamentos externos e na decoração da casa. Confira algumas dicas:
Com menos cimento à mão, a criatividade tem que ser maior. Se há espaço fora de casa, que tal fazer um caminho com “folhas” de cimento?

Créditos: Pinterest

O cimento também serve como um “papel” para seus desenhos e escritas. Você pode usar palitos e até macarrão cru para fazer sua arte: é só encostá-los na peça antes do cimento secar e ir criar belas figuras! Procurando um peso para sua porta? Não precisa comprar: faça você mesmo! Se o cimento é base para uma casa, segurar uma porta é fácil.

Créditos: Pinterest

Nem sempre é preciso muito cimento para fazer um móvel. Este banquinho, por exemplo, pode ser feito com pouco material:

Créditos: Pinterest

Decorar é sinônimo de criação, e o cimento pode ajudar muito na hora de colocar em prática todas as ideias que vierem à mente. Com pouco material à mão, é possível fazer um arranjo diferente para suas flores, um abajur, um porta-vela ou celular, uma fruteira e até uma prateleira. Olha só:

Créditos: Pinterest

Tem uma lâmpada queimada e sem utilidade em casa? Com pouco material você pode transformá-la em um cabide supercriativo para pendurar bolsas e roupas:

E você, tem alguma outra dica para reaproveitar o cimento? Compartilhe nos comentários!