Decoração 3/03/2018  

O que é concreto estampado e como utilizá-lo na decoração

Você provavelmente já viu essa técnica muitas vezes, mas não a identificou. Afinal, um piso de concreto estampado pode ser facilmente confundido com cerâmica, tijolo ou madeira, por exemplo. Usado tanto no chão das estruturas internas quanto das externas, esse estilo vem se popularizando e a tendência é que ele apareça ainda mais em casas e estabelecimentos comerciais. Para manter você informado, explicamos a técnica neste artigo, abordando também suas vantagens e modo de uso na decoração. Confira a seguir.

 

piso de concreto estampado no quintal de casa

O concreto estampado é um tipo de concreto decorativo que pode facilmente ser confundido com cerâmica, tijolo ou madeira. Foto: Casa e Construção

 

Entendendo o concreto estampado

Criado na metade do século passado, o concreto estampado é um tipo de concreto decorativo que pode parecer uma ardósia, pedra, azulejo, telha etc. Para que isso aconteça, a superfície é preparada da mesma maneira que nas aplicações do concreto tradicional, com a diferença de que serão adicionadas uma cor de base, uma cor de destaque e uma padronização determinada, para dar forma, textura e relevo ao resultado final.

Diferentemente da realidade de décadas atrás, hoje existem várias tonalidades que podem ser selecionadas e diferentes tipos de moldes para muros, paredes, terraços, varandas, pátios, calçadas, entradas de garagens e até decks para piscinas.

 

concreto estampado imitando madeira no quintal

O concreto estampado pode ser utilizado nas áreas externas, como em decks para piscinas. Nesse caso, a imitação das texturas e cores da madeira se assemelham perfeitamente.

 

Por que usar o concreto estampado?

O fato desse concreto imitar muito bem qualquer textura desejada já é por si só um ponto positivo, graças à beleza estética que ele proporciona. Dependendo da escolha, a original cor cinza é transformada em algo bem mais elegante e conceitual. Nesse caso, a ampla variedade de modelos conta muito.

Além do efeito visual, o concreto estampado é uma excelente alternativa para quem quer economizar. Afinal, adaptar o concreto do jeito que você quer sai mais barato do que comprar pisos autênticos de cerâmica ou pedra, por exemplo.

 

concreto estampado com moldura flexível vermelha

O concreto estampado é feito por meio da aplicação de texturas variadas à superfície do concreto.

O concreto estampado também exige menos manutenção do que outros materiais e pode ser aplicado em diversas superfícies de maneira rápida, algo que também diminui o custo da obra. Por ter grande durabilidade, é indicado para ambientes que precisam de resistência extra, como varandas e quintais. Mas nada impede que ele seja usado dentro do imóvel, conferindo um ar contemporâneo e ousado.

Decorando com concreto estampado

O segredo da decoração com concreto estampado é garantir que serão empregadas a cor e a textura certas, levando em conta o ambiente escolhido. O objetivo é que ele seja um complemento para as características do local e não destoe demais da aparência geral.

Assim, se o objetivo é decorar uma casa de alvenaria tradicional, pense em criar um piso para a área exterior com uma estampa de tijolos. Já um revestimento que imita pedras pode ser perfeito para um quintal, enquanto uma parede com visual de madeira dá um ar mais rústico para uma sala. São detalhes simples, mas que fazem muita diferença.

 

concreto estampado na beira da piscina

Entre as vantagens do concreto estampado, estão a rapidez e eficiência na construção, fácil manutenção e baixo custo. Foto: Concreto Decorado

Atenção também para a escolha das tonalidades: novamente é preciso levar mais em conta a harmonia do que o contraste. Por mais belas que sejam, cores fortes e impactantes demais podem não combinar com a cor de outros elementos, como móveis, paredes e telhados.

Dependendo da sua intenção, considere marcar o concreto do lado de fora da casa com linhas curvas (perto da piscina, por exemplo). Elas são agradáveis aos olhos e conseguem criar uma paisagem mais orgânica e amena. Há moldes flexíveis em diversos tamanhos e formatos que podem te ajudar a fazer isso.

O concreto estampado vem ganhando cada vez mais adeptos porque é esteticamente bonito e atende às necessidades de praticamente qualquer pessoa, sendo, portanto, uma ótima opção na obra.
Gostou do nosso artigo? Já teve contato com esse tipo de concreto? Conte pra gente nos comentários!