Reforma e Construção 21/05/2018  

Confira dicas para construir uma escada de concreto

Uma escada de concreto oferece muitas vantagens, mas sua construção exige técnica e pode ser difícil para quem não tem tanta experiência de obra. Há inclusive cálculos matemáticos que precisam ser feitos com cuidado para não prejudicar a estrutura. Mas se você estiver preparado para o desafio, separamos algumas dicas para te ajudar. Vamos lá?

A escada de concreto, além de ser segura e estável, ainda é econômica por ter a possibilidade de dispensar o revestimento.

1ª etapa: planejando a escada de concreto

Seja dentro ou fora do lar, esse tipo de escada é estável, segura e econômica. Ela pode ter diferentes formatos (por exemplo, circular) e sua construção não demanda ferramentas ou equipamentos sofisticados.
O primeiro passo é levantar as dimensões da escada. Para isso, você vai precisar usar a Fórmula de Blondel, que calcula as medidas de cada degrau. Essa fórmula determina que o tamanho de dois espelhos (parte vertical de um degrau) somados a um piso (parte horizontal de um degrau) deve ser igual a 64 cm, valor ideal definido pelo engenheiro François Blondel no século XVII. Portanto, se considerarmos um degrau com piso de 28 cm de largura (um bom tamanho para acomodar pés pequenos e grandes), o espelho deverá ter 18 cm [(2 x 18) + 28 = 64].
Após o cálculo, é preciso definir a altura da escada, isto é, a distância entre os dois níveis que serão interligados. Se você obtém um valor de 2,88 metros, por exemplo, basta convertê-lo em centímetros e dividi-lo pela altura do espelho para descobrir a quantidade de espelhos que sua escada terá (288 ÷ 18 = 16 espelhos ao todo).

Já a quantidade de pisos será sempre um número a menos que a de espelhos. No caso, 15 pisos de 28 cm, totalizando 420 cm de comprimento total para a escada.

A fôrma de madeira é feita para moldar o concreto, que virá em seguida na etapa da construção da escada. Foto: Habitíssimo.

2ª etapa: preparando a fôrma e a armadura

Com os cálculos todos prontos, é hora da prática!

Tudo começa com a fôrma de madeira que ajudará a moldar sua escada. Para fazê-la, corte uma tábua para cada degrau e uma para cada lado da armadura de distribuição (armação que fica sob cada lado da escada e sustenta os degraus). Se a escada for externa, faça a fôrma com uma leve inclinação para a frente, assim, a água da chuva poderá escoar melhor.
As superfícies das tábuas que compõem o molde devem ser regulares, pois, se houver vazamento de concreto, sua escada ficará assimétrica. Caso você queira algo mais sofisticado, é possível elaborar as fôrmas para criar uma escada vazada, isto é, sem os espelhos e com os pisos fixados na própria parede.
Depois, com as armaduras já preparadas, posicione-as nos locais apropriados. Tanto a armadura principal quanto a armadura de distribuição dão a resistência que a construção necessita.

3ª etapa: lançando o concreto

Quando o molde estiver finalizado, é hora da concretagem. Projetos pequenos, como escadas de dois degraus, dispensam o uso de betoneiras, e o concreto pode ser virado à mão na própria obra.
Antes de lançar a mistura, umedeça um pouco a fôrma ou aplique um desmoldante, para facilitar a desforma do concreto e verifique se a armadura está realmente alinhada e travada. Depois, alise o concreto no molde com a desempenadeira para dar o acabamento.

Também é possível passar uma vassoura com cerdas de aço na superfície para que o concreto ganhe pequenos sulcos e não fique tão liso e escorregadio. Tome apenas o cuidado de não fazer isso com muita força, pois sulcos profundos acumulam água e comprometem a estrutura com o tempo.

O revestimento só é colocado depois do concreto ter curado o tempo necessário. Na foto, a Escadaria Selarón, na capital do Rio de Janeiro.

Por fim, deixe o concreto curar, respeitando o tempo necessário, e desmonte o molde. A partir desse momento, já é possível colocar o revestimento (de madeira, cerâmica, mármore ou cimento queimado, por exemplo) e os demais elementos, como corrimão e guarda-corpo.

Outra opção é a escada pré-moldada de concreto, produzida em fábricas de acordo com as especificações do cliente e transportadas até o local desejado.
Neste texto, oferecemos alguns direcionamentos gerais sobre como construir uma escada de concreto. Se você tiver alguma dica que já pratica na obra para facilitar a construção da escada de concreto, compartilhe com a gente nos comentários!