Reforma e Construção 23/11/2018  

Conheça os benefícios da junta de dilatação para piso de concreto

Você já ouviu falar na chamada junta de dilatação para piso de concreto? Se a resposta foi “não”, saiba que esse detalhe é um dos mais importantes na hora de aplicar um novo revestimento no chão do seu imóvel, pois com a sobrecarga e as inúmeras variações de temperatura, as construções podem sofrer danos.

E, claro, o revestimento utilizado na obra também está sujeito a ser prejudicado. Mas não se preocupe! Felizmente, especialistas descobriram alguns métodos para aliviar esse efeito e fazer com que a obra fique impecável por muito mais tempo — e essa é a função das juntas de dilatação.

Portanto, para que a construção não tenha problemas no futuro, é importante conhecer a fundo os tipos de juntas e os seus benefícios. No post de hoje, mostraremos informações importantes sobre o assunto. Confira!

Afinal, o que é junta de dilatação?

No universo das construções, as juntas são bastante conhecidas. O termo está relacionado ao espaçamento disponível entre as placas de concreto que compõem o revestimento. O objetivo dessa técnica é possibilitar a expansão térmica e proporcionar mais flexibilidade à obra.Realizar esse procedimento requer muito cuidado e atenção para que tanto a qualidade do projeto, quanto a segurança dos trabalhadores, jamais sejam prejudicadas.

Para fazer um trabalho perfeito e evitar que ocorra infiltração de água entre as peças, além de delimitar a profundidade de aplicação do selante, é importante utilizar materiais flexíveis e exclusivos para essa finalidade, como os mastiques e tarucel.

Tipos de junta de dilatação para piso de concreto

Atualmente, podemos afirmar que existem três tipos de junta de dilatação para piso de concreto — as de retração, as de expansão e as de construção. Conheça melhor cada uma delas:

Juntas de controle ou retração

Esse tipo de junta é aplicado para criar marcas leves no concreto. Se, por alguma razão, a superfície trincar, ela irá trincar no local que já foi sinalizado anteriormente.

Juntas de expansão

Essa alternativa é escolhida para separar o piso de outros elementos da estrutura de uma construção. Como, por exemplo, as vigas e os pilares.

Juntas de construção

Basicamente, as juntas de construção são criadas para demarcar as faixas de concreto, seja no sentido transversal ou longitudinal.

Benefícios da junta de dilatação para piso de concreto

Não é à toa que as juntas de dilatação para piso de concreto são um dos elementos essenciais para quem deseja desenvolver um projeto de sucesso. Abaixo, selecionamos os principais benefícios que esse método pode oferecer:

  • impede a infiltração de poeira, óleo e outros materiais capazes de prejudicar o revestimento e comprometer a qualidade das estruturas;
  • proporciona maior durabilidade para a construção;
  • evita o surgimento de rachaduras e outros problemas estéticos;
  • oferece boa resistência durante qualquer movimentação, como compressões, trações ou rotações.
A junta de dilatação para piso de concreto proporciona também um aspecto visual mais bonito na etapa final do processo de aplicação. Fonte: Polipox.

A junta de dilatação para piso de concreto proporciona também um aspecto visual mais bonito na etapa final do processo de aplicação. Fonte: Polipox.

Como aplicar a junta de dilatação no piso?

Você sabe como é aplicada a junta de dilatação no piso de concreto? Lembre-se de contratar um profissional capacitado que irá seguir algumas recomendações básicas, como:

  • antes de iniciar o trabalho, limpar bem o local, retirando resíduos e poeira. A junta precisa ser aplicada em uma superfície totalmente seca;
  • se necessário, lixar as laterais das juntas com um disco de corte ou uma escova. Esse cuidado serve para deixar as peças mais alinhadas e niveladas;
  • lembrar-se dos mastiques ou tarucel, para limitar a profundidade de aplicação do selante;
  • para não sujar o piso, considere utilizar fitas durante a aplicação das juntas;
  • aplicar o material selante flexível, de preferência, epóxi ou poliuretano;
  • em geral, o processo é rápido. Em torno de 6 horas após a aplicação, o material dá início a sua fase de cura;
  • como já mencionamos, a junta precisa ser realizada em um ambiente seco e limpo. Em locais sujos ou com grande fluxo de pessoas no entorno, o indicado é usar o chamado composto à base de resina epóxi, que oferece um acabamento autonivelante.
As juntas de dilatação precisam ser instaladas em superfícies totalmente secas e limpas. Fonte: Polipox.

As juntas de dilatação precisam ser instaladas em superfícies totalmente secas e limpas. Fonte: Polipox.

Qual a importância desse procedimento?

Em um ambiente revestido com piso de concreto, a junta de dilatação é tão importante quanto em superfícies revestidas com outros materiais, como as peças cerâmicas. Isso porque, durante os dias de temperaturas mais elevadas, o concreto tende a se dilatar.

Já ao longo do inverno, acontece exatamente o oposto e o material se contrai. Devido a essa movimentação, é possível que as estruturas da obra sofram algumas alterações, principalmente, no que se refere às suas dimensões.

Caso a superfície do piso não conte com os espaçamentos entre cada uma das peças, uma série de problemas podem surgir, tais como: rachaduras, trincas ou fissuras. Sendo assim, durante o planejamento da sua obra, não se esqueça de considerar a junta de dilatação para piso de concreto. Lembre-se também de utilizar somente materiais de alta qualidade que aumentam a vida útil da construção.

Gostou das nossas dicas sobre a junta de dilatação para piso de concreto? Se ainda ficou com alguma dúvida, escreva nos comentários que responderemos em breve.