Decoração 14/11/2018  

Móveis modernos: como usar o concreto na sua decoração

Vez ou outra queremos mudar a decoração da nossa casa e não sabemos por onde começar. Felizmente, há uma novidade que está ganhando espaço nas casas e que pode ser o ponto de partida para mudar o estilo de qualquer cômodo: os móveis modernos feitos de concreto.

Nos últimos tempos, o concreto passou a ser bastante utilizado nos ambientes, seja nos móveis, nas vigas e no acabamento de paredes e pisos. A grande vantagem é que, além de diferenciar o visual de qualquer ambiente, esse material é um dos mais acessíveis e econômicos do mercado.

Continue a leitura para ver como os móveis modernos feitos de concreto podem deixar a decoração da sua casa ainda mais personalizada.

Usando o concreto na decoração

Antes de entender como o concreto vem sendo utilizado no design de interiores, que tal saber mais sobre esse composto? Esse material é, basicamente, a mistura de alguns elementos, entre eles: água, cimento, britas e areia.

Assim que o cimento é hidratado com água, forma-se uma massa homogênea e resistente que consegue se unir facilmente a outros materiais. A partir disso, é possível moldá-lo em blocos ou outras formas.

Benefícios

Antigamente, o material era exclusivo dos lofts nova-iorquinos e espaços com decoração industrial. Agora, já aparece nas residências daqueles que adoram um estilo moderno e urbano.

Os principais benefícios de usar o concreto para construção de móveis modernos são:

  • economia;
  • boa resistência;
  • excelente durabilidade.

Ambiente estiloso com móveis modernos

Antes, o mais comum era encontrar o concreto em paredes, revestimentos e nas estruturas de um cômodo, como no teto ou em colunas. Desta vez, para inovar, muitas pessoas e profissionais da área estão deixando de lado a tradicional mobília em marcenaria e apostando nos móveis modernos de concreto.

Esse material pode compor a decoração de qualquer cômodo da sua casa — cozinha, sala de estar, sala de jantar, dormitórios ou lavabo. Por isso, separamos algumas opções de móveis modernos de concreto para você se inspirar. Confira:

Mesas e bancadas

Quando produzidos em concreto, esses móveis modernos oferecem o máximo de praticidade para a área de refeição. Contudo, é importante, se possível, aplicar um impermeabilizante na superfície para evitar o acúmulo de sujeira ou manchas.

Optar por móveis modernos de concreto para compor a cozinha, permite que você brinque com as cores do seu agrado, devido ao tons neutros que eles possuem. Fonte: Decorstore.

Optar por móveis modernos de concreto para compor a cozinha, permite que você brinque com as cores do seu agrado, devido ao tons neutros que eles possuem. Fonte: Decorstore.

Áreas externas e sociais

Se a falta de espaço for um problema nas áreas externas e de lazer, uma das soluções é apostar em um sofá feito à base de concreto. Dessa maneira, é possível modelar a estrutura do sofá, acrescentando almofadas na superfície para deixá-lo mais confortável.

Os sofás com estrutura de concreto são boas opções para a decoração das áreas externas. Foto: designmag.fr

Os sofás com estrutura de concreto são boas opções para a decoração das áreas externas. Foto: designmag.fr

Banheiros

Já imaginou montar uma estrutura exclusiva para o seu banheiro? Com o concreto, você consegue planejar móveis modernos como armários, bancadas e demais peças que servem para apoiar ou organizar os seus pertences. Para caprichar ainda mais, existe a opção de adicionar outros materiais no projeto — esse é o caso dos itens metálicos, prateleiras de madeira ou revestimento em limestone.

Especialmente para os banheiros com revestimento de concreto aparente, não esqueça de fazer a impermeabilização do revestimento para ajudar a evitar trincas e manchas e também problemas causados pela umidade, como mofo, goteiras e infiltrações.

As paredes de concreto para banheiro deixam o ambiente mais moderno. Foto: Countertop Brasil.

As paredes de concreto para banheiro deixam o ambiente mais moderno. Foto: Countertop Brasil.

 

Além das opções citadas, há ainda mais possibilidades para quem deseja criar móveis modernos de concreto para:

  • racks e estantes;
  • escrivaninhas;
  • armário para cozinha;
  • base para a cama;
  • vasos, revisteiros e luminárias.

Para ter certeza de que tudo sairá como planejado, o ideal é utilizar o concreto adequado para cada projeto. Assim, para construir fornos ou fogões, por exemplo, invista em uma versão especial do material, como a refratária, que é capaz de suportar altas temperaturas sem rachar ou trincar.

Dicas de como usar móveis modernos de concreto

Muitos acreditam que é difícil combinar o concreto com o restante da decoração, mas acredite: essa é uma tarefa bem fácil. A cor cinza é versátil e combina bem com os mais variados tons – desde os neutros, até aos intensos.

Embora seja considerado uma “tonalidade fria”, o cinza pode ser incluído facilmente na cozinha, sala de estar ou nos dormitórios. O segredo para fazer com que o ambiente fique aconchegante é usar materiais com texturas e objetos de tonalidades quentes. A nossa recomendação é que você utilize almofadas em tricô, tapetes, cortinas grossas, mantas de sofá, luminárias coloridas e algumas peças em madeira.

Existe também a possibilidade de escolher entre as diferentes texturas do concreto: das lisas polidas às mais grossas. Quanto mais bruto, mais rústico o cômodo ficará. Tudo dependerá do seu gosto.

E então, gostou de conhecer mais sobre os móveis modernos de concreto? Seguindo as nossas dicas, você conseguirá levar essa proposta para o seu ambiente e criar uma decoração atual e cheia de estilo.