Reforma e Construção 25/09/2018  

Parede de concreto ou alvenaria: como evitar que ela fique torta?

Imagine a seguinte situação: depois de um longo período de obra, o que você mais quer é curtir o resultado da construção, mas acaba sendo surpreendido com portas e janelas que não fecham e móveis que não encaixam. E o pior é pensar que dava para impedir isso facilmente se sua parede de concreto ou alvenaria tivesse sido executada com atenção. Quer aprender a evitar esse problema bastante comum? Então continue a leitura.

A importância de usar prumo, nível e esquadro

Por mais experiente que o profissional técnico tenha, não é recomendável erguer uma parede seguindo apenas a própria intuição. Para garantir um bom resultado, é essencial usar três ferramentas:

  1. Prumo: verifica se os tijolos e blocos de concreto estão no mesmo alinhamento vertical. Ao encostar a parte de madeira do prumo na área superior da parede e esticar o fio até embaixo, o pêndulo não deve ficar encostado ou afastado demais, apenas próximo.
  2. Nível: verifica se os tijolos e blocos de concreto estão no mesmo alinhamento horizontal. Ao usá-lo, é normal escolher um nível de referência de 1 metro até o solo e transportá-lo para as paredes de todos os cômodos através do método da mangueira transparente e cheia de água.

    Imagem: DCA.Arquitetura

    Imagem: DCA.Arquitetura

  3. Esquadro: verifica a angulação no encontro de duas paredes. Geralmente, o ângulo é de 90º.

Imagem: Pedreirao

Para que a parede fique reta nesses três sentidos, o profissional deve realizar checagens com o prumo, nível e esquadro quando concluir 1/3 da parede, 2/3 da parede e ao fim da obra

Outra ferramenta muito utilizada na execução de alvenarias ou paredes de concreto, é o escantilhão. Como ele, o profissional tem a certeza de que o serviço está dentro das especificações de projeto.

Imagem: ScanMetal.

Existem equipamentos mais sofisticados, com medições à laser, mas os apresentados anteriormente são os mais tradicionais. Outros equipamentos, tais como régua de alumínio de três bolhas, também podem ser utilizados.

Transferência de nível utilizando equipamento para medição à laser. Imagem: Dutramaquinas.

Transferência de nível utilizando equipamento para medição à laser. Imagem: Dutramaquinas.

Conferência de prumo com régua de alumínio com 3 bolhas. Imagem: Téchne.

Conferência de prumo com régua de alumínio com 3 bolhas. Imagem: Téchne.

Optando pelos melhores materiais ao executar uma parede de concreto ou alvenaria 

Nessa fase da obra, as normas técnicas da ABNT não devem ser ignoradas. Elas servem não apenas para padronizar o tamanho e formato dos tijolos e blocos usados na construção da parede, como também estabelecem um padrão de qualidade ideal para garantir a segurança da construção. Por isso, verifique sempre a procedência das peças e compre apenas aquelas que tiverem medidas apropriadas.

Ainda falando sobre materiais, é muito comum ouvir que o reboco pode ser usado para corrigir uma parede, mas isso não é nem um pouco recomendado. Se a estrutura tiver uma diferença de alinhamento horizontal de aproximadamente 6 cm, por exemplo, e considerando que as três camadas de revestimento (chapisco, emboço e reboco) devem ter entre 1,5 cm e 2 cm no máximo, o profissional seria obrigado a fazer uma correção de aproximadamente 4 cm usando apenas massa. Dessa forma, não só o consumo de material e o custo da obra seriam maiores, como o revestimento grosso poderia se soltar da parede ou apresentar diversas rachaduras.

Portanto, tenha sempre em mente que, em qualquer obra, um serviço nunca pode ser consertado com outro. Uma construção tem diferentes etapas e cada uma delas precisa ser realizada corretamente desde o início.

E se a parede estiver torta demais? 

Imagem: 2 Quartos.

Imagem: 2 Quartos.

Dependendo da situação, você pode apostar em marcas que adaptam seus produtos para que eles se adequem ao desvio na parede e possam ser encaixados com mais facilidade. É possível pedir móveis e esquadrias sob medida, por exemplo.

No entanto, isso implica em gastos maiores. Por isso, muitas vezes sai mais barato e seguro tomar coragem e demolir a parede completamente para construir uma nova estrutura. É uma decisão delicada, mas que pode evitar problemas futuros.

Não adianta ter pressa: erguer uma parede de concreto ou alvenaria é um processo que precisa ser feito com cautela. Só assim os melhores resultados serão atingidos. Gostou das nossas dicas? Escreva nos comentários se você já teve dificuldades com paredes tortas.