Reforma e Construção 8/05/2018  

Piso intertravado: conheça suas características e benefícios

Provavelmente você já o viu em praças, calçadas, ciclovias, garagens e vias urbanas. O piso intertravado de concreto, utilizado em várias cidades e países do mundo, é cada vez mais comum nos projetos de engenharia e arquitetura. Isso porque ele é extremamente versátil e oferece uma série de vantagens. Continue a leitura para descobrir as principais.

Os bloquetes pré-fabricados de concreto, quando arrumados como se fossem um quebra-cabeça, formam superfícies capazes de receber o tráfego de pessoas e veículos.

O que é piso intertravado de concreto?

É um piso composto por bloquetes pré-fabricados de concreto de diferentes dimensões, cores e texturas. Quando dispostos em conjunto (como se fossem um quebra-cabeça), formam superfícies pavimentadas uniformes e firmes, capazes de receber o tráfego de pessoas e veículos.
As peças podem ser retangulares, quadriculares, hexagonais, de 16 faces, onduladas e estilo raquete. As cores vão do cinza ao vermelho, argila, azul, grafite, verde e amarelo.

A utilização dos bloquetes não exige o uso de rejuntes de cimento ou argamassa, pois são assentados diretamente sobre uma camada de areia. O que os mantêm no lugar é o princípio do intertravamento: parte da carga de uma peça é transmitida para a peça vizinha devido ao atrito lateral entre elas. Esse atrito é garantido pelo preenchimento dos espaços entre os bloquetes com areia fina ou pó de pedra.

Benefícios do piso intertravado de concreto

Agora que você já sabe o que é um pavimento intertravado, confira seis pontos positivos que ele apresenta.

Facilidade de execução

A primeira vantagem desse piso é que ele é instalado sem a necessidade de equipamentos sofisticados e mão de obra altamente qualificada. A execução pode ser feita manualmente, apenas encaixando bloco por bloco no padrão desejado. Os equipamentos usados no processo (guilhotinas de pressão, por exemplo) são simples e servem para cortar as peças que serão posicionadas nas extremidades do pavimento.
Além disso, como não há lançamento de concreto ou rejunte de cimento, o tempo de cura e secagem é dispensável e o tráfego de pessoas pode ser liberado assim que o piso for finalizado.

O piso intertravado do tipo espinha de peixe é recomendado para áreas com trânsito de veículos.

Cada uma das peças de concreto deve ser produzida industrialmente, seguindo especificações rigorosas. Assim, a qualidade é garantida, resultando em um pavimento confiável, com bloquetes que suportam uma compressão elevada, não desgastam pelo atrito e resistem à ação do clima.

Uma das formas de fixação dos bloquetes mais recomendáveis para se obter uma excelente durabilidade é a chamada “espinha de peixe”. Quando os bloquetes são dispostos dessa maneira, o tempo de contato das rodas dos veículos com as juntas é menor, diminuindo a tendência de “escorregamento” das peças.

Drenagem eficiente

Quando há um correto espaçamento entre as peças do piso intertravado, a água da chuva pode ser escoada para os lençóis freáticos. Por permitir essa infiltração, o pavimento é considerado sustentável, pois evita a impermeabilização do solo e previne problemas, como acúmulo de água e enchentes.
Outros tipos de peças que também facilitam a drenagem e são ecologicamente corretas são os bloquetes vazados usados para plantio de grama.

Tráfego mais seguro

Considerando que a superfície do piso intertravado é naturalmente antiderrapante, ele oferece maior segurança a veículos e pessoas se comparado a outros tipos de pavimentos. Isso significa que pode ser usado em trechos de ruas e estradas íngremes ou com curvas sinuosas, permitindo que motoristas tenham mais controle de seus automóveis.

Além disso, as propriedades antiderrapantes deste piso são muito benéficas para deficientes visuais e cadeirantes, principalmente porque é possível instalar peças com relevos que ajudam essas pessoas a se guiarem pelo ambiente.

Os bloquetes vazados são usados para o plantio de grama por facilitarem a drenagem.

Os bloquetes de coloração mais clara absorvem menos calor, proporcionando temperaturas mais amenas na superfície do pavimento. O resultado é a diminuição das ilhas de calor nas cidades e um conforto maior para as pessoas que transitam pela área.
Por refletir a luz solar com mais intensidade, esse piso também gera economia na iluminação pública. Isso o torna uma opção vantajosa para os municípios, que podem investir no material para pavimentar ruas, avenidas e praças.

Manutenção simples e barata

Devido à forma como é instalado, o pavimento intertravado oferece benefícios também na manutenção. Os bloquetes podem ser retirados e reutilizados sem dificuldade, com a ajuda de ferramentas simples. Nos casos em que o reaproveitamento no próprio local não é possível, as peças podem ser recicladas e usadas na fabricação de novas unidades.

Quando é necessário consertar tubulações enterradas, esse piso também é favorável, pois os bloquetes são removidos sem a necessidade de quebrar toda a superfície. Essas características se traduzem em uma manutenção de baixo custo.

O piso intertravado de concreto é indicado em diversas construções, pois é resistente, sustentável e fácil de ser instalado e conservado. Você concorda? Deixe seu comentário!