Reforma e Construção 27/07/2017  

Conheça os profissionais que trabalham em uma obra

Dos maiores aos menores projetos da construção civil, diversos trabalhadores estão envolvidos em uma obra. Cada etapa do processo depende de um determinado conhecimento que só um especialista pode executar com segurança na obra. Para você entender quem faz o que, listamos a seguir os principais profissionais para cada demanda.

Arquiteto

profissional da obra arquiteto projeto compasso lápis

É dele o pontapé inicial. Por meio de uma planta detalhada, esse profissional vai projetar o que será feito. É o arquiteto quem desenha e diagrama a disposição de cada ambiente, metragem, especificações de acabamento e, se o proprietário da obra quiser, até decoração.

Engenheiro

Com o projeto do arquiteto à mão, o engenheiro põe em prática a construção. Ele realiza os cálculos e projetos estruturais, cuidando do planejamento e da execução da obra. É um profissional imprescindível nas grandes construções.

Mestre de obra

Intermediário entre o engenheiro e o restante da equipe, esse profissional é o porta-voz. É ele quem organiza as tarefas e possui o conhecimento geral da construção. Sua função é distribuir as tarefas prezando pela qualidade do serviço, produtividade da equipe e segurança dos profissionais em trabalho. Ele também verifica os materiais, auxilia nas compras e tem habilidade na leitura de projetos.

Encarregado

Esse profissional é o braço direito do mestre de obras. Atuando como um coordenador da obra, sua função é colocar em prática as metas predeterminadas, garantindo o cumprimento dos prazos. Ele direciona os profissionais e acompanha a execução do serviço para não sair do escopo.

Pedreiro

profissional da obra pedreiro colher construção obra

É quem literalmente coloca a mão na massa. O pedreiro “levanta a obra”, fazendo os serviços de alvenaria, chapisco, emboço, reboco, contrapiso, requadramento de portas e janelas, concretagem de pisos, lajes, pilares, vigas e acabamentos.

Servente

É o auxiliar do pedreiro na parte mais pesada da obra. Entre as funções do servente estão a preparação das massas de cimento, a organização dos materiais, o transporte e a remoção de materiais e entulho.

Armador

Cuida da área de ferragens, preparando a obra para a concretagem. O armador atua na armação, molde, dobra e corte de estruturas de aço.

Bombeiro Hidráulico e/ou Encanador

É responsável pelas instalações e ajustes hidrossanitários: água fria, água quente e esgoto. Faz a ligação da água no canteiro de obra antes do início; instala tubos de esgoto ao longo da construção e, na etapa em que a laje está sendo concretada, instala os encanamentos.

Eletricista

Cuida das instalações elétricas, da passagem de fiação no interior das paredes da obra e da colocação de interruptores, tomadas e iluminação.

Gesseiro

É quem prepara o local da obra para aplicar o gesso, sancas e molduras. É especialista em colocar gessos em revestimentos, rebaixamentos ou divisórias de paredes e teto.

Carpinteiro

profissionais da obra carpinteiro com madeira usando EPIs
É o responsável por formar os baldrames, blocos, cintas, lajes, pilares e vigas em madeira, mesmo que para fundo de forro.

Pintor

O pintor é um dos últimos profissionais a ser acionado. Ele aparece na etapa de acabamento da obra com a função de pintar o interior e o exterior do imóvel.