Reforma e Construção 3/06/2017  

Conheça seis dicas para construção ou reforma do banheiro

Já parou para pensar que é praticamente impossível encontrar uma construção que não tenha banheiro? Mesmo sendo um dos menores cômodos, esse é também um dos mais importantes desde o planejamento, pois raramente pode passar por mudanças depois de pronto. Confira nossas dicas para acertar de primeira ao construir ou fazer uma reforma no banheiro.

 

profissional da construção engenheiro arquiteto fazendo projeto do banheiro para reforma ou construção

O primeiro passo para construir ou reformar o banheiro é elaborar um bom projeto.

 

Projete antes da construção ou reforma do banheiro

Antes de mais nada, o banheiro precisa ser funcional para cumprir seu principal objetivo: ser um espaço de higiene pessoal. Com isso, é importante lembrar que ele precisa se conectar com os demais ambientes, o que pode transformá-lo até mesmo em um “cartão de visitas”. Do rejunte à iluminação, da escolha do vaso aos armários, tudo contribui para formar um ambiente prático e estiloso. Então capriche no projeto, seja na construção ou reforma do banheiro.

Mãos à obra!

Já vimos que o primeiro passo para construir o banheiro é elaborar um bom projeto. Isso passa pela escolha do local na planta da obra – deve ser um espaço que tenha luminosidade que esteja em um ponto estratégico, não muito distante de outros cômodos, como quartos e sala.

Escolhido o local, mãos à obra! Meça todo o espaço para não errar na hora de comprar os materiais. Esse é um passo muito importante em uma construção civil: a utilização de materiais com qualidade superior, que é a primeira garantia de uma obra segura e eficiente.

O material de construção de um banheiro varia de acordo com sua arquitetura: tamanho, estilo, quantidade de móveis etc. Algumas, no entanto, são fundamentais e não mudam, independentemente da obra. Confira:

 

banheiro claro e amplo mostrando revestimento por todo o ambiente

Na hora de escolher o revestimento das paredes e piso do banheiro, prefira o porcelanato natural ou o acetinado, que são mais resistentes à umidade.

 

Revestimento das paredes e do piso

Na hora da compra, fique atento à durabilidade e funcionalidade, pois esse material terá muito contato com umidade. Prefira os porcelanatos natural e o acetinado, pois oferecem mais aderência. Outra boa ideia é utilizar pastilhas – as de vidro devem ser usadas apenas nas paredes, por serem escorregadias – já as de porcelana são opções também para o chão.

Rejunte

Sua principal função é garantir a impermeabilidade. Por ser um cômodo úmido, o ideal é utilizar o rejunte acrílico. Sua espessura está diretamente relacionada à borda do revestimento: as abauladas (bold) exigem, no mínimo, 5 mm de espessura; enquanto as retificadas (ret) pedem pelo menos 1 mm.

 

banheiro amplo e iluminado com acesso especial para deficiente físico parede na cor verde

Um banheiro bem iluminado faz toda a diferença. Aposte!

 

Iluminação

O banheiro é um dos poucos ambientes em que seu espaço físico é totalmente utilizado. Por isso, sua iluminação deve ser feita em vários focos ou amplitudes. As mais comuns são as iluminações compostas de lâmpadas neutras de 4.000 K (Kelvin) ou branco-azuladas de 6.000 K. É importante checar o Índice de Reprodução de Cor (IRC) das lâmpadas; as que se enquadram entre 80 e 100 são mais fiéis às cores que seriam vistas sob luz natural, e assim vão garantir sua boa imagem no espelho.

Acabamento

Vaso sanitário, pia, chuveiro, banheira e armários não são meros detalhes no banheiro. Devem ser práticos, acessíveis e, se possível, sustentáveis. A escolha, no entanto, é muito pessoal.

Custo-benefício na ponta do lápis, é hora de usar a criatividade para fazer um ambiente moderno e ao seu gosto, lembrando que construir ou reformar banheiro custa em média de R$ 2.500 a R$ 5.000. O mais importante é a segurança da obra para manter qualidade em cada detalhe e evitar surpresas desagradáveis e reformas constantes.

Esperamos que nossas dicas possam ajudar você. Se tiver alguma dúvida, deixe seu comentário que o Cimento Mauá responde.