Reforma e Construção 7/07/2022  

Como Calcular Material para Piso de Concreto? Veja a Quantidade Certa!

Fonte Pixabay.

 

Como calcular material para piso de concreto? Quais são os materiais que preciso comprar para fazer um contrapiso? Qual a quantidade de cada um dos materiais que precisa ser comprada para que todo o espaço seja feito? Em quais locais é mais indicado usar piso de concreto? Vale a pena fazer o piso da garagem com concreto?

O concreto é um dos materiais mais versáteis de toda a construção. Pode ser usado de diferentes maneiras e aderir a diferentes funções. Desde a sapata de sustentação da casa ou prédio até o piso usado na garagem, o concreto pode entrar como protagonista da história, como auxiliador e outras funções.

Porém, é de suma importância que saibamos a quantidade correta de cada material utilizado. Dessa forma, podemos evitar o excesso de gastos na construção, principalmente se estivermos falando de uma construção de porte muito grande. E é sobre isso que falaremos hoje.

Neste conteúdo, vamos abordar um pouco mais sobre os materiais usados na fabricação de um piso de concreto, independentemente do local onde deseja colocá-lo. Portanto, leia com a gente e aprenda a como calcular material para piso de concreto. Vamos lá!

Quais são os materiais usados para o piso de concreto?

Fonte Pixabay.

 

Antes mesmo de continuarmos com nosso guia sobre como calcular material para piso de concreto, é preciso esclarecer quais são os materiais usados. Em suma, são todos aqueles já presentes na composição do concreto, além de outros materiais e ferramentas adicionais, usados para a construção do piso. Veja a lista:

Materiais para o concreto

  • Pedra brita;
  • Areia grossa e limpa, ou seja, sem nenhum tipo de barro ou areia de praia, dando sempre preferência por areia destinada justamente para a produção de concreto;
  • Cimento de boa qualidade;
  • Água também límpida;
  • Aditivos são bem vindos, principalmente aqueles que permitem que o concreto seque mais rapidamente.

Ferramentas para o piso de concreto

Como mencionado, além dos materiais padrões, serão necessárias ferramentas corretas para que a construção do piso de concreto seja bem feita. Abaixo, separamos a lista de ferramentas que serão necessárias para essa fase da construção:

  • Carrinho de mão;
  • Colher de pedreiro;
  • Betoneira;
  • Enxada;
  • Lata de 18 litros;
  • Pá.

Como calcular material para piso de concreto?

Afinal, como calcular material para piso de concreto? Já sabemos quais são os materiais e ferramentas necessários para a produção do contrapiso, porém, ainda não sabemos qual a quantia correta de cada um deles. Continue lendo, pois ainda hoje vamos deixar um tutorial em vídeo ensinando você na produção de um bom contrapiso.

Agora, vamos à quantidade correta: lembrando que o traço que vamos apresentar é destinado ao concreto magro. Você vai precisar de:

  • 1 saco de Cimento Mauá de 50kg;
  • 8 ½ latas de areia
  • 11 ½ latas de pedra
  • 2 latas de água.

Qual o rendimento do traço?

Outra dúvida que surge durante a resolução do problema principal, é o rendimento desse traço. Sempre que calcularmos a quantidade de determinado material, a base utilizada para o rendimento é o cimento. Assim, saberemos que 1 saco de cimento, juntamente aos outros materiais, rende tantos metros quadrados, e assim por diante.

Neste caso, o traço do concreto que mostramos a você (1 saco de Cimento Mauá de 50kg, 8 ½ latas de areia, 11 ½ latas de pedra, 2 latas de água) é suficiente para cobrir 0,25m³, ou 14 latas de 18 litros cada. Agora que já sabe qual é a fórmula necessária, fica mais fácil descobrir o quanto de material vai precisar para seu contrapiso. Faça a seguinte fórmula:

  • Área total (m³) do contrapiso que será construído ÷ por 0,25m³.

O resultado, portanto, é o número de vezes que o traço (quantidade de cada material) deverá ser utilizado para cobrir toda a área desejada com contrapiso. Um pouco mais a frente no conteúdo vamos mostrar a você, em um exemplo, quantos traços seriam necessários para preencher um espaço de 12m² e 3m de altura com contrapiso. Continue lendo conosco!

Como converter m² em m³?

Você já sabe como calcular material para piso de concreto, analisou os materiais necessários, ferramentas que vai usar e também entendeu como realizar a fórmula para saber quantos traços serão necessários para cobrir o total da área em contrapiso. Porém, você tem a metragem do local em metros quadrados, mas não em metros cúbicos.

Bem, a partir desse ponto, basta multiplicar o resultado da metragem quadrada do local por um terceiro denominador, que pode ser a altura ou profundidade. Neste caso, vamos usar um exemplo de uma sala de estar que precisa de um contrapiso. Imagine, portanto, que a sala possui 6 metros de comprimento por 2 de largura.

Sua metragem quadrada é, portanto, 12m² (6 x 2). Aqui, usaremos a altura para determinar a metragem cúbica. Assim, se a sala possui 3 metros de altura, temos um local com 36m³ (12×3). Caso não tenha a metragem quadrada do local e queira definir a metragem cúbica de forma direta, basta seguir a fórmula que mencionamos acima e explicamos novamente abaixo:

  • Contrapiso para sala de estar = Comprimento (6m) x largura (2m) x altura (3) = 6 x 2 x 3 = 36m³.

O que é concreto magro?

Fonte Pixabay.

 

Agora que já sabemos como calcular material para piso de concreto, podemos então sanar uma dúvida que provavelmente muitos leitores possuem ou então adquiriram ao ler esse conteúdo. Afinal, o que é concreto magro? O traço mencionado no texto, por exemplo, é para um concreto magro.

Em suma, o concreto magro é usado em locais que precisam de menor resistência e sofrem menos com agentes externos como a chuva, neste caso, o contrapiso. Trata-se de um tipo de concreto que precisa de uma menor quantidade de cimento para ser produzido, e, além disso, não precisa de acabamento com argamassa.

Para finalizar nosso conteúdo sobre como calcular material para piso de concreto, deixamos um tutorial em vídeo sobre como fazer contrapiso. Assista e deixe seu comentário caso ainda possua alguma dúvida. Até a próxima:

Como fazer contra piso corretamente – com Paloma Cipriano