Reforma e Construção 1/07/2022  

O que é slump do concreto? Como fazer o teste?

Qual tipo de segurança esse tipo de teste traz para uma construção? Em que tipo de construção o teste do slump de concreto pode ser aplicado? Todas essas perguntas sobre o assunto são muito válidas, afinal, estamos falando de algo que avalia a trabalhabilidade do concreto.

À medida que as décadas passaram, principalmente a partir da Revolução Industrial (1760-1840), as construções passaram a ser cada vez mais seguras e com resultados sempre mais eficazes do que na década anterior.

Muito disso se deve a qualidade dos produtos que são usados na construção, estes que ficaram cada vez mais específicos e direcionados para uma única função.

Além disso, os testes de avaliação de uma construção também aumentaram em especificidade, o que trouxe mais segurança do início ao resultado de uma construção única. Um exemplo disso são os testes de slump de concreto, ou então de resistência a compressão, que garantem fluidez do concreto e capacidade de suporte.

No conteúdo de hoje, portanto, vamos explicar ao nosso leitor a sua dúvida principal: o que é slump do concreto? Como fazer o teste? Portanto, se está executando uma construção e busca compreender a fluidez do concreto realizado, recomendamos que nos acompanhe até o final do conteúdo para mais detalhes. Vamos lá, leia conosco!

O que é slump do concreto?

Fonte: Pixabay

Mas afinal, o que é slump do concreto? Como fazer o teste? De forma geral, como já foi mencionado na introdução do conteúdo, o slump de concreto é um teste que avalia a fluidez e a trabalhabilidade de um concreto recém-produzido, podendo também ser aplicado em concretos prontos, apesar desses últimos já possuírem qualidade aprovada.

Esse teste busca visualizar se o concreto produzido é moldável o suficiente, ou seja, se a mistura feita está boa o suficiente para garantir fluidez a qualquer tipo de emprego que lhe seja dado.

Portanto, é de suma importância que profissionais de construção saibam realizar o teste antes de aplicá-lo, para evitar que problemas ocorram na hora de usar o concreto, com por exemplo, a solução estar espessa demais, a ponto de não conseguir ser moldada da forma que se deseja.

Teste de resistência e compressão: é a mesma coisa?

Vale ressaltar que o teste de slump do concreto e o teste de resistência e compressão não são as mesmas coisas. Como informado, o primeiro avalia a trabalhabilidade do concreto produzido, enquanto o segundo visa analisar o quão bom é o concreto em termos de segurança, como a resistência do material a compressões por longos prazos.

Como fazer o teste do slump do concreto?

Até aqui, já sabemos o que é o teste do slump do concreto e também qual a sua funcionalidade. Agora, está na hora de entender na prática como podemos realizá-lo. Recomendamos que leia com atenção e até o final do tópico, pois trouxemos um guia em vídeo que com certeza irá lhe auxiliar. Os materiais utilizados para o teste são esses:

  • Água (a depender do resultado do teste);
  • Areia;
  • Chapa niveladora;
  • Colher de pedreiro;
  • Tronco de cone;
  • Régua;
  • Soquete.

Agora, vamos para a prática:

  • O primeiro passo a ser tomado é realizar a limpeza de materiais que serão utilizados no teste, evitando que haja excesso de concreto em algum local do tronco, chapa, soquete e outros;
  • Utilize a areia como base para a chapa niveladora, trazendo assim um resultado mais fidedigno referente a nivelação realizada na própria hapa;
  • Agora, é necessário a retirada de, pelo menos, 1 a 1,5m³ de concreto da betoneira. Não é preciso nem mais, nem menos do que isso;
  • Com o corpo, posicione-se em um local que seja fácil para fixar o tronco de cone na chapa niveladora, usando os seus pés para firmar as laterais do tronco usado;
  • Neste ponto, a colher de pedreiro é utilizada para colocar o concreto diretamente no tronco. É necessário dividi-lo em 3 camadas;
  • Cada uma das camadas deve receber 25 golpes para que o nivelamento de cada seja bom o suficiente, ou seja, uma camada compacto e que preencha todo o tronco na região em que está localizada.
  • Retire o recipiente e realize a medição com a ajuda de uma régua e o slump gerado. Este é definido pelo deslocamento que o concreto realiza quando comparado à altura do cone. Slumps comuns estão na casa do 10+-2 e 12+-2;
  • Caso o resultado do slump obtido esteja abaixo do que é reconhecido como mínimo necessário, então coloque água na solução para melhorar a sua fluidez;
  • Por outro lado, se o resultado for muito alto, então significa que a resistência final será comprometida. Neste caso, é necessário bater mais o concreto e refazer o teste até que chegue ao resultado esperado.

O que significa esse resultado?

Em termos técnicos, um resultado 10+-2 significa que o slump obtido precisa ficar entre no máximo 12 e no mínimo 8 para que aquele projeto seja executado. Já no exemplo 12+-2, o mínimo é 10 e o máximo 14.

Slump Test do concreto: Como realizar

Qual o resultado ideal do teste de slump de concreto?

O que é slump do concreto? Como fazer o teste? Esses são detalhes e dúvidas que já respondemos, mostrando que os resultados podem variar entre 10+-2 e 12+-2. Dessa forma, cabe a nós realizar o teste na hora da construção e analisar se é necessário colocar mais água ou bater mais aquele concreto.

Mas, em suma, qual dos dois resultados apresentados é o melhor? Bem, isso depende da obra. O melhor resultado vai depender do tipo de aplicação que está sendo realizada. Além disso, o teste de resistência também é usado para chegar ao resultado mais indicado para cada tipo de concreto. Geralmente, concretos usados na sustentação de construção podem ter menos fluidez do que outros.

E então, o que achou de entender melhor sobre o teste de slump do concreto? Ainda possui alguma dúvida sobre o assunto? Comente abaixo. Até a próxima!