Cimento 12/07/2022  

Tutorial | Como fazer Cimento Queimado em Contrapiso Seco?

Fonte Pixabay.

 

Já parou para se perguntar como fazer cimento queimado em contrapiso seco? Essa é uma dúvida bastante comum e hoje vamos tratar dos principais pontos desse processo.

Tem como aplicar o efeito de cimento queimado depois do contrapiso já estar seco? Quantos dias é preciso esperar pela secagem do contrapiso antes de aplicar algum tipo de tinta? Qual é o período de cura do contrapiso? Existe algum tipo de fundo preparatório para a tinta de cimento queimado?

O cimento queimado é um dos estilos que fez muito sucesso no passado e, atualmente, volta à cena. Faz parte do estilo de decoração industrial, que dá maior ênfase para construções com cara de inacabada, ferros aparentes, luzes amarelas, entre outros detalhes do tipo.

Mas, engana-se quem pensa que pelo termo “inacabada” que citamos, estamos falando de uma decoração mal feita e feia. Muito pelo contrário: o efeito de cimento queimado, seja usado no chão ou nas paredes, chama a atenção por sua incrível beleza, que cria um ambiente bonito, aconchegante e elegante.

Portanto, se a sua dúvida for sobre como fazer cimento queimado em contrapiso seco, recomendamos que nos acompanhe até o final do conteúdo para maiores detalhes. Assim, garante um guia completo que lhe ensina um passo a passo simples, que pode ser repetido aí na sua casa. Leia conosco e entenda mais, vamos lá!

Tem como fazer efeito de cimento queimado em contrapiso seco?

Afinal, tem mesmo como fazer efeito de cimento queimado em contrapiso seco? Antes de sabermos como fazer isso, é preciso entender se esse tipo de técnica é possível. E então, o que dizem os especialistas? Em geral, sim, é possível. A dúvida surge porque, geralmente, o efeito é produzido de forma direta no contrapiso, enquanto este ainda não está pronto.

Mas, graças ao uso de novas tecnologias como fundos preparadores e até mesmo tintas específicas, já é possível aplicar o cimento queimado mesmo no contrapiso que já está seco. Dessa forma, é mais fácil agradar possíveis clientes que mudam de ideia no meio da construção, desejando algo novo, principalmente quando falamos de construções residenciais.

Vale ressaltar que, é de suma importância que o contrapiso esteja realmente seco. Mas como assim? Como mencionado, o efeito mais fácil e comum de cimento queimado que pode ser aplicado em um contrapiso, é feito quando este último ainda está sendo feito, ou seja, ainda não está seco.

Mas, quando se muda de ideia e se decide aplicar o efeito depois do cimento secar, é necessário que todo o seu tempo de cura seja respeitado. Isso acontece para que se evite qualquer problema futuro na composição do contrapiso, como possíveis fissuras ou excesso de umidade em um local ainda não seco por completo.

Continue lendo conosco para saber maiores detalhes sobre o assunto, inclusive, para descobrir qual é o tempo de cura completo de um contrapiso, ou seja, quando ele realmente está seco e pronto para ser mexido.

Quanto tempo demora para a cura completa do contrapiso?

Fonte Pixabay.

 

E afinal, quanto tempo demora para a cura completa do contrapiso ocorrer? Diferentemente do assentamento de tijolos em uma parede, por exemplo, o contrapiso não precisa de um período tão extenso para que sua cura ocorra. Isso se deve ao fato de o local ser construído com concreto magro, de baixa resistência (mas com resistência necessária) e rápida secagem.

O concreto magro é usado com funções não estruturais, ou seja, em locais em que não haverá sustentação de paredes ou sapatas, por exemplo. Dessa forma, sua composição pode ser menos resistente do que um concreto usado em uma sapata, o que lhe confere um período de cura bem menor.

Ainda seguindo no exemplo citado, enquanto o assentamento de tijolos precisa de pelo menos entre 28 a 30 dias para ter sua cura completa, o contrapiso precisa de metade disso, entre 14 e 15 dias, para que esteja completamente curado. No caso de uso de aditivos que aceleram a secagem, esse tempo pode ser ainda menor.

Portanto, o mais indicado caso você queira aprender a como fazer cimento queimado em contrapiso seco e colocar seu aprendizado em prática, é que se espere, ao menos, duas semanas completas após a instalação do contrapiso, para que a cura esteja completa. Esse tempo também é válido para a instalação de revestimentos como pisos.

Como fazer cimento queimado em contrapiso seco?

Fonte Pixabay.

 

Afinal, como fazer cimento queimado em contrapiso seco? Chegamos então ao tópico principal de nosso conteúdo. Agora que já sabe tudo que é necessário e importante antes de colocar a mão na massa, podemos então ensinar a você qual o procedimento que deve ser seguido para aplicar o efeito de cimento queimado em um contrapiso já curado.

Abaixo, deixamos um pequeno guia, simples, mas direto e que cita os materiais necessários, além do passo a passo na prática. Leia e aplique aí na sua construção:

Materiais necessários

  • Resina para impermeabilização do contrapiso;
  • Tinta de cimento queimado para aplicação direta;
  • 2 rolos de tinta com cabo grande;
  • 2 bandejas.

Mãos à obra

  • Coloque a resina para impermeabilização do piso dentro da bandeja;
  • Agora, com ajuda do rolo, passe a resina por toda a área em que a tinta de cimento queimado será aplicada;
  • Aguarde 2 horas para a secagem completa da resina, ou siga o indicado na embalagem do produto;
  • Agora, aplique uma segunda demão da resina, da mesma forma que realizou a primeira, ou seja, por todo o perímetro do local;
  • Aguarde a secagem da segunda demão, por mais 2 horas, ou siga o indicado na embalagem do produto;
  • Agora, coloque a tinta de cimento queimado na segunda bandeja, e use o segundo rolo para aplicá-la por todo o cômodo;
  • Aguarde entre 4 a 6 horas para a secagem da primeira demão, ou siga o indicado na embalagem do produto;
  • Aplique a segunda demão assim como a primeira realizada, aguarde entre 4 e 6 horas para a secagem completa, ou siga o indicado na embalagem do produto;
  • Vale ressaltar a importância do uso de bandejas e rolos diferentes: a resina é complicada de ser retirada de forma rápida, então é mais fácil usar uma quantia maior de materiais para não atrasar tanto a aplicação da tinta de cimento queimado.

Agora que já sabe como fazer cimento queimado em contrapiso seco, coloque nosso guia em prática e aplique o efeito em qualquer espaço que desejar. Até a próxima!